Centro Profissionalizante de Pinhais oferece diversos cursos

O Centro de Educação Profissional Comendador Umberto Scarpa, tem como intuito oferecer cursos de qualificação e capacitação profissional para a comunidade de Pinhais e região. O centro começou por meio do projeto Formando Profissionais Cidadãos no ano de 2003. No início as aulas eram ministradas nas salas de catequese da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, com cursos de informática e Aprendizagem em Mecânica Industrial. No decorrer do tempo a procura pelas aulas aumentou e a necessidade de um novo ambiente foi se tornando cada vez mais significativa. Foi então que a Fundação Weiss Scarpa cedeu o espaço situado na Av. Ayrton Senna da Silva, em Pinhais, onde fizeram todas as adaptações para a comodidade dos cursos.

Já passaram pelo Centro de Educação Profissional, aproximadamente 9 mil alunos. Atualmente os cursos oferecidos são: Torneiro Mecânico, Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial – curso de aprendizagem, de acordo com a Lei 10.097/2000, Informática, Eletricista de Baixa Tensão (predial), Eletricista Instalador Industrial, Auxiliar de Processos de Produção, Auxiliar Administrativo, Cabeleireiro Assistente, Manicure e Pedicure, Maquiador e Depilador. Os cursos são realizados nos três períodos, de acordo com a demanda da população. Além das aulas, o centro oferece palestras, seminários, ciclos de debates e dinâmicas de grupos.

A aluna Jéssica Sabrina de Freitas, 16 anos, é um ótimo exemplo de aprendizagem e crescimento. Ela trabalha na Statomat Máquinas Especiais Ltda., no setor de qualidade. “Aprendo mais aqui no centro do que no colégio. Tenho aulas de ética, saúde, segurança no trabalho, rotinas administrativas, português, matemática e informática. Além das oficinas que faço de canto e teatro. Eu adquiri aqui também bastante experiência no modo de falar e agir, por isso, minha comunicação melhorou muito”, explicou. Além disso, ela ajuda sua mãe com a remuneração que recebe trabalhando na empresa. “Com meu salário ajudo minha mãe e ainda consigo me manter”, concluiu.

Ética e cidadania
O Centro tem uma equipe composta por profissionais de serviço social, pedagogia e psicologia os quais fazem acompanhamento familiar, educacional, empresarial e social dos adolescentes e jovens inseridos no projeto. Segundo a diretora Matilde Dias Martins Pupo, que participou da implantação do Centro Profissionalizante, o papel de ajudar as pessoas é muito satisfatório. “O trabalho desenvolvido é muito gratificante, principalmente quando um adolescente de 15/16 anos é encaminhado ao mercado de trabalho, recebendo o salário mínimo regional e contribuindo com a renda da família. Além do fato de que a instituição não prepara os adolescentes apenas para o acesso ao mercado de trabalho e sim para conviver em uma sociedade baseada em princípios de ética e cidadania”, contou.

A instituição tem parceria com algumas empresas da região. Essas contratam os alunos como menores aprendizes e também fazem repasse do Imposto de Renda para a entidade. Além disso, o centro tem instituições parceiras como o SENAI e o SENAC. Esses grupos têm como responsabilidade a certificação dos alunos, disponibilização de material didático, acompanhamento pedagógico, entre outros. A prefeitura municipal de Pinhais também se faz presente nos trabalhos desenvolvidos e ainda com o repasse de recursos financeiros, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

fonte:http://agoraparana.uol.com.br

publicado por adm às 00:00 | comentar | favorito
tags: